O que estudar para o Enem 2019? É essa a pergunta que se torna recorrente nas vésperas da realização de mais uma edição do exame.

Neste artigo será possível obter dicas e informações sobre o que estudar para o Enem 2019. Confira abaixo:

Muito em breve o – Ministério da Educação e o INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira divulgarão as regras do Enem 2019 através da publicação do edital.

A concorrência é grande e por isso antes mesmo da divulgação das primeiras informações oficiais os candidatos já intensificam seus estudos para obter o melhor resultado possível no exame.

Porém, antes de iniciar os estudos é muito importante ter o conhecimento de como funciona a prova do Enem 2019. Desde 2009, com a criação do Novo Enem, o exame contém 180 questões de múltipla escolha. Além disso, há uma proposta de redação de caráter dissertativo argumentativo.

As provas do Enem são aplicadas em dois dias consecutivos, em um sábado e um domingo. As datas do Exame, inclusive das provas e inscrição Enem 2019, serão divulgadas em breve pelo MEC e INEP.

No sábado são quatro horas e trinta minutos de prova e os candidatos devem responder a 90 questões de múltipla escolha, sendo 45 de Ciências Humanas e Suas Tecnologias e 45 de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias.

Já no domingo são cinco horas e trinta minutos de prova, pois, além de responder a 45 questões de Matemática e Suas Tecnologias e 45 de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, os candidatos devem desenvolver a redação de acordo com o tema proposto.

O que estudar para a prova?

Os estudos devem ser bastante objetivos, tendo como base o conteúdo programático, que é definido a partir de matrizes de referência de acordo com as quatro áreas do conhecimento.

A área de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias abrange o conteúdo de Língua Portuguesa (Gramática e Interpretação de Texto), Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol), Literatura, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação.

Ciências da Natureza e Suas Tecnologias abrange os conteúdos de Química, Física e Biologia.

Já Ciências Humanas e Suas Tecnologias, que abrange os conteúdos de Geografia, História, Filosofia, Sociologia e Conhecimentos Gerais.

Matemática e Suas Tecnologias, como o próprio nome já indica, abrange conhecimentos matemáticos e também raciocínio lógico.

Comece já a estudar para o Enem 2019. Boa sorte!